LINHAS DE GRANULAÇÃO E EXTRUSORAS

TECNOLOGIA DE RECICLAGEM PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL | GRUPO WORTEX

LINHAS DE FINANCIAMENTO À INDÚSTRIA

Precisa modernizar seu parque industrial?

O BNDES financia projetos de investimento da indústria, comércio e serviços, para tornar esses setores mais eficientes, inovadores e competitivos em um mercado globalizado.

Equipamentos, processos e outras informações do setor industrial plástico

Para quem não conhece esse universo do setor plástico, colocamos abaixo algumas informações básicas sobre equipamentos, produtos e processos.

A extrusora é um equipamento utilizado nas indústrias plásticas para fabricação de produtos plásticos contínuos como filmes, perfis, tubos, monofilamentos, multifilamentos, fitas de arquear, encapamentos de fios e cabos elétricos, revestimentos, entre outros. Utilizada também para produção de compostos, granulação / reciclagem, acoplando a mesma aos periféricos necessários para a fabricação do produto final.

A Linhas de Granulação são equipamentos utilizados para granulação (reciclagem) de materiais plásticos rígidos ou flexíveis,  como PEBD, PP, PEAD, Ráfia, BOPP, Polinylon, entre outros, pós-consumo ou pós-industrial. Utilizado também para produção de compostos termoplásticos, compostos para rotomoldagem e pigmentação.

Equipamento composto de funil para alimentação de material rígido ou silo e crammer (alimentação forçada) para alimentação de materiais flexíveis (ex. filmes, Ráfia), extrusora, troca tela, sistema de corte na cabeça ou tipo spaghetti, silo de ensaque do material granulado.

São produtos/matéria prima fabricados através das máquinas extrusoras e linhas de granulação pelo processo de extrusão. Esses granulados podem ser originados material virgem, pós industrial e pós consumo.
O que é extrusão: A extrusão é um processo mecânico para produção de produtos plásticos de forma contínua onde o material extrudado é forçado através de uma matriz adquirindo assim a forma pré-determinada pela forma da matriz projetada para estes produtos.